SERVIÇOS E SOLUÇÕES

CERTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS

A certificação de serviços é a atestação dada por um Organismo de Certificação, com base numa decisão decorrente de uma análise, que comprova que a conformidade de um serviço ou produto com os requisitos especificados foi demonstrada.

ISO 9001 - SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, constituindo-se como referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

A nova versão da norma ISO 9001 foi publicada a 15 de setembro de 2015.

ISO/IEC 20000-1 GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

A norma ISO/IEC 20000-1 define os requisitos necessários para que uma organização preste os seus serviços com um nível de qualidade aceitável para os seus clientes (internos ou externos), e está perfeitamente alinhada com a abordagem à gestão por processos definida pela IT Infrastructure Library (ITIL) do Office for Government Commerce (Reino Unido).

ISO 13485 MEDICAL DEVICES - QUALITY MANAGEMENT SYSTEMS - REQUIREMENTS FOR REGULATORY PURPOSES

A Certificação de acordo com a ISO 13485:2003 evidencia que uma organização possui capacidade para fornecer Dispositivos Médicos, bem como os serviços associados, que cumprem, de forma consistente, os requisitos dos clientes e os requisitos regulamentares aplicáveis.

NP 4512 SISTEMA DE GESTÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INCLUINDO APRENDIZAGEM ENRIQUECIDA POR TECNOLOGIA

norma NP 4512 – “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia”, especifica requisitos para um sistema de gestão da formação profissional, podendo ser utilizada pelas organizações para fins internos, contratuais ou para certificação de terceira parte.

ISO 50001 SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA

A gestão eficiente da energia é uma prioridade das organizações, não só pelo potencial significativo de redução de custos, como também pelo seu papel na redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Um Sistema de Gestão de Energia baseado na ISO 50001 é parte integrante de um sistema global de gestão de uma organização, que tem como objetivos estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético global da organização, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética. Esta norma internacional é aplicável a todos os tipos e dimensões de organizações, independentemente das suas condições geográficas, culturais e sociais.

FSC® - Cadeia de Responsabilidade CADEIA DE RESPONSABILIDADE
A certificação da Cadeia de Responsabilidade é aplicável a:
  • Organizações que processam/transformam produtos florestais
  • Organizações que comercializam produtos de base florestal
NP 4457 CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

A norma NP 4457:2007 baseia-se num modelo de inovação, suportado por interfaces e interacções entre o conhecimento científico e tecnológico, o conhecimento sobre a organização e o seu funcionamento, e o mercado ou a sociedade em geral.

RESPOSTAS SOCIAIS

Tem havido uma preocupação crescente com a qualidade do serviço prestado no Terceiro Sector. Sendo um dos principais objectivos nacionais a prestação de Respostas Sociais com elevados níveis de qualidade, o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) desenvolveu oito modelos de Avaliação da Qualidade com o objectivo de permitir a Avaliação da Qualidade dos serviços prestados pelas organizações deste sector.

NP 4413 MANUTENÇÃO DE EXTINTORES

Com o objectivo de melhorar os níveis de qualidade e de responsabilização das empresas do sector que operam no mercado, a norma NP 4413 - Manutenção de Extintores veio definir um conjunto de regras, requisitos gerais e específicos, para a certificação do serviço de manutenção de extintores, incluindo também os princípios que regulam as condições contratuais do serviço de manutenção de extintores no enquadramento legal.

NP 4427 SISTEMAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O Sistema de Gestão de Recursos humanos deve ser concebido e desenvolvido como um todo integrado na organização, isto é, na sua missão, visão, valores e princípios estratégicos estabelecidos pela gestão de topo.

A norma NP 4427:2004- Sistemas de Gestão de Recursos Humanosespecifica os requisitos de um sistema de gestão de recursos humanos, que abranja todos os níveis hierárquicos e áreas de actividade de uma organização, como veículo de melhoria contínua, ao serviço da eficácia e da eficiência desta.

NP 4494 TURISMO DE HABITAÇÃO E TURISMO NO ESPAÇO RURAL
ISO 14001 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

A ISO 14001:2015, referência mundial para sistemas de gestão ambiental, foi publicada a 15 de setembro de 2015.

A certificação de sistemas de gestão ambiental suportados na norma de referência ISO 14001 constitui uma ferramenta essencial para as Organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

ISO/IEC 27001 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A norma ISO/IEC 27001 especifica os requisitos para estabelecer, implementar, operar, monitorizar, rever, manter e melhorar um sistema de gestão de segurança da informação, bem como os requisitos para os controlos de segurança a serem implementados de acordo com as necessidades individuais da organização.

A sua implementação demonstra a preocupação da organização em preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.

A informação é um bem crítico para a operação e para a sobrevivência de uma organização.

CdR PEFC CADEIA DE RESPONSABILIDADE

É aplicável a qualquer organização que opere na cadeia de transformação e comercialização de produtos de base florestal, e que pretenda fazer uma alegação PEFC, transmitindo confiança de que os produtos provêm de floresta gerida de forma sustentável.

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

A norma ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar baseia-se nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos. O enfoque deste referencial é a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócios é o principal documento de estruturação de um projeto empresarial, permite analisar a sua viabilidade e constitui a base de apresentação do projeto a terceiros.

BALANCED SCORECARD

Balanced Scorecard: é um conceito estratégico que vai mudar a sua empresa apontando o rumo a seguir, objetivos e iniciativas estratégicas

BENCHMARKING

O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação no qual uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são os seus processos perante os dos seus concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.

CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO - ANÁLISE SWOT

As tendências e o grau de mudança que ocorrem no contexto e o seu impacto na Organização variam muito e determinam as atividades de monitorização, revisão da informação e sua frequência. Em resumo, ajudar as organizações a minimizar os riscos nos locais de trabalho, melhorar as condições de trabalho, padronizar e integrar os requisitos normativos no sistema de gestão da organização e muito mais. Em resumo, a organização deve identificar e analisar as questões internas e externas, que afetam e/ou podem alterar a capacidade da organização alcançar os resultados pretendidos.

EXEMPLOS DE QUESTÕES INTERNAS:
  • Política;
  • Objetivos e estratégias da empresa;
  • Normas, diretrizes e modelos da organização;
  • Relacionamento e percepções e valores dos trabalhadores;
  • Apresentação de novos produtos/serviços, equipamentos, instalações e outros.
EXEMPLOS DE QUESTÕES EXTERNAS:
  • Apresentação de novos concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Parceiros;
  • Tecnologias;
  • Leis;
  • Ambiente cultural, social, político e de concorrência;
  • Relacionamento com partes interessadas e etc.

GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas é o processo dentro das organizações responsável por gerir o capital humano. É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a organização. Esta área irá apontar e resolver possíveis conflitos que possam estarem a impedir o desenvolvimento das equipas de trabalho, além de ser responsável por fazer a seleção de pessoas que sejam ideais para cada cargo dentro da organização, avaliando não só as competências básicas dos candidatos como também se os mesmos possuem perfil adequado para a integração.

GESTÃO DO RISCO DE NEGÓCIO

A Gestão Empresarial do Risco, que engloba um conjunto de práticas de identificação, análise, avaliação, tratamento e reporte dos principais riscos, deverá ser parte integrante do estilo de gestão requerido pelo Gestores aos seus colaboradores, em linha com as boas práticas internacionais de governance do risco, em conformidade com os requisitos legais e regulatórios e correspondendo às expectativas e exigências dos stakeholders internos e externos das Organizações.